Olá.....
E hoje vamos falar de uma guitarra construída aqui na 4 Hands.
Sim, demorou pacas!!!
Este modelo foi entregue no dia 14 de Março pro Valter, pai do pequeno Ozzy...
A idéia inicial era uma mini-tele mas, quando eles vieram ver o projeto, o Ozzy gostou deste corpo de guitarra que eu estava desenvolvendo pra mostruário da oficina.
Saldo final: não ia recusar o corpo pra guitarra do pequeno!
Construída em marupá, peça única, com um tampo de madeirite - sim, essas madeiras de obra que todos conhecemos. O visual ficou diferente e era exatamente o que eu procuro pra oficina de um bom tempo pra cá.
O braço foi feito em maple e a escala também. Optei pelo comprimento de escala de 24,75" e raio de 16" e 24 trastes. Adicionei um nut de osso com acrílico, pra dar um efeito estético sem perder o som.
Esse headstock deve ser o quarto que eu crio, e achei que ficou harmonioso com o modelo em questão. Optei pela configuração 4x2. Encarece a construção, mas deixa o instrumento mais curto e proporcional.
Mantive as peças de tele - até porque eu já estava construindo assim quando o pequeno se apaixonou...rs - e a configuração é bem standard: controle de volume, tone, chave de 3 posições.
A ponte escolhida foi a tradicional tele, com 6 carrinhos. As cordas passam pelo corpo da guitarra pra aumento de sustain.
Seladora apenas para acabamento. Foi aplicada na Conatus Luthieria e todo o acabamento de lixa foi feito aqui na 4 Hands. Valeu, Fernandão!
Diferenciais do modelo ficam por conta do tamanho, bem menor que uma guitarra tradicional, mas sem parecer guitarra de criança.
Encaixe do braço com o corpo extremamente ergonômico e de fácil acesso aos trastes agudos. 4 parafusos de fixação completam o conjunto, dando firmeza extra ao braço.
Rebaixamento no corpo pra facilitar o acesso da mão a região aguda.
Resumindo: é uma guitarra confortável demais pra tocar, que aceita fritações extremas com facilidade =)
O difícil foi fazer decidir como fazer os inlays e desenho de aranha, que o Ozzy tanto queria.
Acabei optando por adesivo mesmo, sob o verniz. Desta forma, se ele enjoar quando crescer, podemos lixar, tirar o adesivo, envernizar de novo e já era... pronta pro uso!
Por mais que tenha demorado muito, ainda assim, foi corrido.
Num mundo perfeito, poderia só me dedicar a um instrumento por vez, mas não é assim...rs
Estou sempre construindo algo, seja mostruário, seja peça pra cliente.... e agradeço muito que seja assim!
Não pude presenciar a entrega do instrumento mas, pela carinha do pequeno, curtiu..
Espero que curtam tanto quanto eu o processo todo. Ainda devo adicionar muitas fotos porque eu registrei todo o processo de construção, e vai dar um trabalho editar isso...rs
Valter e Ozzy: só posso agradecer pela paciência e confiança. Foi um prazer e uma consagração participar disso.
Que a música permaneça em nossas vidas sempre!!!
Abraços!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário