sexta-feira, 17 de abril de 2015

Sobre Serviços Longos, Situações de Risco e Pagamentos nestes casos...

  É, mais um...rs

  Não me aguentei... e já que estou parando serviço pra escrever, melhor fazer a maior quantidade possível, né?

  Pensei em algumas situações distintas que quero dividir com vocês.

  A primeira delas envolve serviços de risco, vamos chamar assim....


  Você trouxe o seu instrumento, deixou pra regulagem...
O prazo normal é de 2 a 3 dias, como falei, e você veio retirar ele aqui.

Nada impede de você achar que tem mais a ser feito - no sentido de querer que eu faça "mais do mesmo", entendem?

Você pode querer que diminua mais ainda a ação das cordas e ai, o instrumento vai ficar mais uns dias pra eu avaliar novamente tudo... no problem!

  Se for uma situação de risco eu vou informar a você tudo que pode ocorrer de ruim...rs
  Se ainda assim você insistir, quiser que seja feito, eu tenho 2 opções: efetuar o que você pediu - e ai não vou assumir nenhum custo se der algum problema - ou recusar o serviço - coisa que eu já fiz várias e várias vezes. Vergonha disso?! Nenhuma, não posso ter vergonha de ser correto...rs

  Anyway....

  Isso quer dizer que eu não fiz o meu trabalho?!
Não... meu trabalho foi feito... até o limite que eu achei possível pra um instrumento específico...
Tenho todo o direito de não ultrapassar este limite e tenho todo o direito de não assumir o risco pela sua decisão.

  O que eu ganhei nestes quase 5 anos foi um pouco mais e experiência pra informar a você que uma coisa não vai dar merda; pode dar merda ou; vai dar merda com certeza... só isso.

Vou dar um exemplo rápido:

  Você trouxe aqui a sua Ibanez Jem China - e estou usando de exemplo porque o Gilney Parson mandou afinar o braço da dele, o que me leva a crer que é grosso - e pediu pra eu afinar o braço.

  Vou desmontar, avaliar, ver o quanto posso tirar de madeira, te informar sobre minha avaliação e fazer o serviço devidamente autorizado... nada de novo...

  Agora, vamos supor que você veio aqui e quer que eu afine mais... e eu analisei e achei que é o limite... certo? Posso fazer o serviço e correr o risco de passar a lixa um pouco mais e o seu tensor saltar pra fora.... e ai, fodeu! Lembra que eu disse que não assumo o custo pelo dano que eu avisei que ocorreria? Mas isso nunca ocorreu...

  O normal é eu recusar essas lixagens extras e não assumir o risco pela sua vontade de ter um braço ubber fino - até porque, braço muito fino nasce de berço... desde o começo do projeto ele tem que ser pensado pra ser fino. Se veio grosso, dá pra tirar um pouco, mas não vai virar um Wizard da Ibanez... desculpe.

   A decisão é sua no quesito "pode fazer"... e minha no quesito, "eu não farei" - mas com certeza, algum luthier vai fazer, pode ficar tranquilo. Tem muito "luthier" por ai... que não constrói nada e, como eu ouvi uma vez, "apenas gira chaves e parafusos, não pode cobrar tão caro". Isso é assunto pra outra postagem..rs

  De qualquer forma, lembre-se que é no caso de "mais do mesmo" então, o serviço tem que ser pago normalmente uma vez que ele foi feito... certo?!

  Isto tudo falado, pode ocorrer do seu instrumento ficar aqui algum tempo mesmo... então, vamos supor que ele fique por 1 mês.

  Neste mês, você veio 2 vezes avaliar o serviço e ainda quer um pouco mais. Sem problemas, mas lembre-se que eu deveria ter recebido o saldo no segundo ou terceiro dia depois da entrada do instrumento.
  Desta forma, não passe pelo constrangimento de eu cobrar algo... pegue o saldo e divida, mas pague algo. Não fiquei com o seu instrumento aqui parado, sem fazer nada. Nunca fico parado na verdade... assim como as minhas contas e as suas!
E outra... se você está vindo aqui ver se a alteração deu o resultado que queria, é porque algo foi feito, consequentemente, eu trabalhei, não? rs

  Conversando todo mundo se entende e sim, luthier paga contas... e muitas.

  Abraços e até a próxima!

;)










Nenhum comentário:

Postar um comentário