sexta-feira, 17 de abril de 2015

Sobre Garantia de Serviços...


 

Sim, eu sei.... está chato ler tudo isso mas, precisava ser feito...rs

  Sempre ofereci na oficina, desde o primeiro cliente, 30 dias de garantia no serviço efetuado. Acho que é o mínimo a ser feito considerando que você não vai testar a sua guitarra aqui na oficina como se deve....

  Instrumento é um troço que a gente toca bem na frente dos outros - nem sempre...rs - e bem pra caralho em casa, no escuro do quarto... hahahaha...
 Desta forma, venha e pegue o seu instrumento.. leve pra casa, toque pra burro... teste todas as possibilidades que a nova regulagem te trouxe e, se ainda assim achar que precisa mexer mais, você tem 30 dias corridos pra fazer isso, sem custo adicional.

Claro que depois do trigésimo dia, vou cobrar pelo serviço - se a regra não for cumprida por mim, por quem será respeitada?!

Outros casos que eu já ouvi:

  Ah, mas estourou a corda?!
  Meu amigo (a), sinto muito... não dou garantia pras cordas... seria, no mínimo, suicídio fazer isso... e realmente quero manter o mínimo possível de saúde financeira e mental...rs

  Poxa, agora vai precisar colocar tal peça pra ficar melhor?!
Sim, acontece também, acredite ou não.Vou dar um exemplo pra ilustrar isso:

  O seu instrumento está com o tensor travado... um baixo.... e isso, por si só, já prejudica demais a regulagem.
Quando eu verifiquei isso, te procurei de todas as formas possíveis e avisei o que estava acontecendo, que iria atrasar a entrega e que iria regular da melhor maneira possível com este problema.
Ai você vem, pega o instrumento como ficou regulado nestas condições, leva pra casa, e toca pra burro.

  Até ai ok, mas você acha que as cordas estão altas e volta pra usar sua garantia. Sem problemas... vou mexer no seu instrumento com o mesmo ânimo e respeito anteriores... não é porque eu já recebi pelo serviço que a qualidade do mesmo cai.. pelo contrário... a responsabilidade só aumenta.
 
  Durante o período que estou mexendo de novo, consigo soltar o tensor: aleluia, maravilha!
Deixo o braço do seu baixo reto como uma flecha...e  regulo ele completamente com base nesse novo ajuste.
Contudo, quando vou afinar, percebo que as cordas estão muito baixas nos saddles (carrinhos da ponte). Vou lá... pego a mini chave allen que os Duentes sempre roubam...rs... e vou fazer o acerto. Puuutz, os parafusos estão todos enferrujados, comidos, um Alien sangrou ácido sobre eles - ou o que quer que possa acontecer a um parafuso - e a chave não gira... e se não gira, o saddle não sobe nem desce.

  E o que isso quer dizer?!
 Quer dizer que precisa de novos saddles ou uma nova ponte - porque os micro parafusos, esqueçam... já procurei no mundo todo e nada. As pouquíssimas vezes que eu troquei só o parafuso, tirei de uma ponte de guitarra minha, que estava aqui esperando pra ser reutilizada em um novo projeto da oficina.
Saldo final da piada: agora eu preciso de uma ponte nova pros meus novos projetos...rs
 
  Bom, continuando...

  Agora que o braço ficou retinho, perfeito, aquele ajuste que estão nos saddles desde a primeira vez que o seu instrumento veio, pra compensar a curva que o braço do seu instrumento tinha, não serve mais.

  Acreditem, eu aviso as pessoas disso na primeira regulagem, que os saddles estão ruins e que podem dificultar a regulagem mas, muitas vezes, ouço que não preciso mexer nisso.
Pois bem, tem horas que eu tenho que mexer nisso... e se a peça não possibilita, tem que ser trocada.
Nestes casos, tem o custo adicional da ponte, ainda que esteja na garantia.

Acho que ficou bem exemplificado mas, me leva a mais uma possibilidade antes de encerrar...rs

  Ah, e se der algum problema na instalação da ponte?!
Olha... tudo é negociável. Já passei por isso com ponte de tele, por exemplo, e troquei sem cobrar nada.... mas se fosse uma floyd, que não encaixou, não tem como - ou qualquer outra ponte que não encaixe igual manteiga no seu instrumento.
No caso da Floyd, por exemplo, envolve comer madeira, lixar, furar... e não dá pra fazer na garantia, sem custo.

  Acho que este texto imenso ilustra bem como funciona a garantia, ou como irá funcionar daqui em diante.

  Um último ponto é: quantos retornos eu posso realizar?!

1 (um)  único retorno no prazo de 30 dias corridos.

 Sejamos coerentes.. você pegou sua guitarra (baixo, violão, cavaco, baixolão, etc) ... levou, tocou muito, avaliou no escuro do seu quarto, com o seu ampli, seu cabo, seus efeitos, sua palheta, sua paz de espírito.  Ainda assim, 10 dias depois,  ligou e trouxe de volta achando as cordas muito baixas.

  Cara, eu não vou duvidar da sua avaliação... você realmente tocou o seu instrumento e vou efetuar o serviço sem problemas.

Então, a guitarra - por exemplo - ficou aqui mais um dia ou dois, subi as cordas, compensei o tensor, as oitavas, tudo...
Nova regulagem no instrumento... sem custo, lembrem-se.

  Você volta, pega e leva pra casa, toca pra cacete, sangra os dedos, e 2 dias depois, percebe que estão muito altas...

  Desculpe, não vou atender mais.

  As necessidades, vontades, egos, manias, formas de tocar, alternam muito... seja de um dia pro outro em função do nosso humor... seja em função do estilo musical que vamos tocar.

  Ninguém toca com a mão levinha irritado com algo, por exemplo...
Da mesma forma, um músico de baile já sabe que vai tocar samba, rock, afoxé, jazz, bossa nova, metal, numa única noite.. o ajuste do instrumento não pode ser feito considerando só um estilo...
Se eu deixo a guitarra do cara com a corda colada, ele vai debulhar no metal e rock, mas vai ficar uma merda pra jazz, por exemplo.

  Acho que me fiz claro..rs

  Preciso voltar a fazer o certificado - hoje, me utilizo da data que posto aqui no blog como base... e muitas vezes, atraso as postagens - e isso pode complicar. As vezes me utilizo da data em que tirei a última foto, também é uma excelente forma e a mais confiável hoje em dia.

De qualquer forma, mantenho a garantia, só estou explicando como ela passa a funcionar a partir de agora!

Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário