quarta-feira, 22 de abril de 2015

Sobre o prazo de retirada....

  Olá..

  Lembrei deste tema e achei melhor já escrever... ai fica tudo junto, bem explicado pra quem quiser entender o sistema da oficina.

  Hoje vou falar de alguns problemas que podemos ter com relação ao prazo de retirada do seu instrumento.

  Como mencionei, já tive 1 caso que ficou aqui 1,5 ano.... e vários que fiquei pelo menos 1 mês esperando a retirada do dono.

  Então a situação é a seguinte, pra ficar bem claro pra todo mundo...rs
Gosto de exemplificar bem as coisas...  não vou fazer diferente com este tópico polêmico.... ;)

  Você ligou, marcou a data e a hora do seu atendimento... tudo certinho.
Conforme o combinado, eu recebi você, tomamos um café e avaliei o instrumento... definimos o serviço e o valor....maravilha.

  O sinal de 50% foi pago e tudo está certo... agora a "bola está no meu campo"...rs

  Passo os 2 dias combinados analisando, limpando, regulando, tocando, percebendo que pode melhorar, analisando, regulando, tocando.... e pronto, seu instrumento está no auge dele pra performance.... que delícia!

  Entro em contato com você - normalmente por escrito - porque ai está formalizada a data de finalização... onde você deveria retirar seu instrumento.
Por alguma razão, você não vem... não aparece... apenas diz que vai entrar em contato...

  Costumo esperar alguns dias e entro em contato de novo, sempre por escrito....

  Neste ponto, passamos a ter um problema.... porque eu faço o serviço no prazo combinado pra que você não tenha que ficar esperando - acho que o tempo longe do instrumento tem que ser o menor possível... sempre...
Imagino que você esteja sofrendo sem o instrumento - e talvez não tenha outro pra tocar - e tento fazer tudo o mais rápido possível. Da mesma forma, espero que o instrumento seja retirado com a mesma agilidade.

  Vale ressaltar que, se eu preciso de mais prazo pra algo, você é informado. Costumo informar pontualmente meus clientes e tenho, inclusive, adotado a postura de enviar vídeos; amostras de som; pra que o serviço possa ser avaliado a distância.
Ok, não é o ideal, mas poupa você de vir aqui a toa se eu estiver muuuito distante do seu objetivo, certo?

  Então, considerando alguns problemas que tive nos anos anteriores - e estou tendo neste minuto - após 90 dias da data de finalização do serviço, o instrumento irá a venda. Preciso receber o restante do valor e liberar o espaço para instrumentos de clientes que irão pagar corretamente pelo meu serviço; meu espaço; meu tempo...

  Não posso - e nem quero - me colocar numa situação onde o instrumento de quem quer que seja fique aqui por meses; chega.

  Acondiciono os instrumentos em um ambiente isolado, dentro dos respectivos bags - quando o cliente envia, claro - mas não tenho esse espaço que imaginam nem a obrigação de assumir o risco de acontecer algo com o seu instrumento depois de finalizado o serviço.
Tenho a certeza que você me faria repor o seu instrumento se ele caísse de uma estante de parede, por exemplo, mesmo que 3 meses depois da data que ele não deveria estar aqui, correto?!

  Se você teve um problema, uma emergência, algo inusitado, entre em contato e informe. Como digo sempre: conversando, tudo se resolve.
Trabalho sozinho e tenho imprevistos como você - que inclusive, podem gerar uma daquelas mensagens pedindo mais um dia de prazo....

  Já tive clientes que deixaram o instrumento aqui por 15 dias (e até mais) porque não tinham como pagar o serviço.... e ok... foram transparentes. Me deram uma data e estavam aqui conforme o combinado pra retirar o instrumento regulado - e eu, ainda limpei de novo, conferi tudo... é o meu trabalho!

   Acho que finalizo aqui as postagens sérias... não consegui pensar em mais nenhum tópico pra escrever que eu julgue tão importante quanto estes últimos.

  Se tiver alguma dúvida, entre em contato... irei esclarecer tudo o mais rápido possível mas, penso que tudo ficou extremamente bem explicado.

  O risco que eu corro com estas postagens é o de perder clientes que possivelmente me trariam algum problema e, sinceramente, acho que é hora de subir um degrau...

  Avaliando a possibilidade de criar um contrato de serviço, onde irão constar os principais tópicos destes textos imensos e campos pra preenchimento dos seus dados de contato. Acho meio chato pedir isso a você?! Acho... mas talvez seja melhor agir assim e evitar um desconforto muito maior quando você aparecer daqui a 6 meses e o seu violão não estiver mais aqui, certo?

  Nada do que eu escrevi é pra assustar você, afastar os clientes da minha oficina, fazê-los temer pela segurança do seu instrumento. É exatamente o oposto... e acho que as pessoas irão perceber isso se lerem atentamente tudo...
Sempre agi assim, só achei que era hora de formalizar tudo aqui... ainda que em linguagem informal, por vezes chula, mas mantendo um pouco do meu humor...rs

  Abraços e até a próxima postagem..

  Zanetti











Nenhum comentário:

Postar um comentário