sexta-feira, 17 de abril de 2015

Sobre Construções....

Último da série... eu espero...

  Bom, você achou o meu blog... viu o meu trabalho... gostou de algo e quer encomendar o seu instrumento... legal!!!

  Ou então, você precisa de um corpo de tele pra um braço de guitarra que você tem jogado ai, maravilha!!!

  Este texto se aplica a toda e qualquer forma de construção, da mais simples a mais completa...

  Quando você entra em contato pra alguma construção, vou solicitar sua visita aqui ou um e-mail extremamente detalhado do que você quer (pode ser que a pessoa seja de fora de SP, como já ocorreu...).
Ai vou pedir foto, desenho, sinal de fumaça... tudo vale pra me mostrar o que está ai, dentro de você!

  Com base na informação que você passou, eu vou realizar um orçamento detalhado de tudo que eu vou precisar pra concluir o seu projeto...

Ah, tento desenhar no AutoCad tudo, antes de sair cortando.. leva um tempo...

  Vou pegar uma tele como exemplo porque me pedem muitos orçamentos de telecas... é isso que dá fazer uma penca....rs

  Então você quer uma teleca esquire, só um captador na ponte e um botão de volume - peguei a configuração mais simples que pensei agora.... ;)
(Porra, vou fazer uma dessas pra mim!!! kkk)

  Primeiro ponto são as madeiras: não temos acesso ao que os gringos tem com facilidade... isto quer dizer que, quem tem a madeira importada, vende caro.

  Nestes casos, eu posso importar a madeira, comprando de um fornecedor confiável e decente. Vai ser caro? Vai!
Ou eu posso comprar de alguma madeireira que tenha a madeira específica que você quer. Vai sair caro? Vai!
Madeira não deveria, mas é caro. Costumo sugerir alternativas brazucas pro projeto em questão e tenho sido bem feliz com isso - o custo é justo e o som, fica tão bom quanto.

  Então, quesito madeiras resolvido.... coloquei uma peça de marupá linda, sem emendas, pra fazer o seu corpo. Ou cedro... tantufaz...rs

  Ai, temos o braço.... que é onde dá mais dor de cabeça pra todo mundo.

  Madeira de braço é cara também... maple, flamed maple, nem se fala...
Madeira de escala, depende... mas tem umas caras pra burro...

  De qualquer modo, sempre vou optar por uma madeira que eu possa escolher entre algumas, e não pegar o que tem só pelo nome. Se sobrou uma peça, ela pode estar zuada, né?

  Outra alternativa, pra diminuir o custo, é comprar o braço pronto... porque não?!
Tenho clientes que encomendaram a guitarra aqui e optaram por este formato... muito mais barato e rápido...

  Ah, mas e se eu quiser mais fino?!
Dá pra afinar... desde que respeitando todas as medidas que devem ser levadas em conta neste caso.

  Agora, se você quer um braço mais gordo - estilo Richie Kotzen - ou com uma medida de nut muito específica, tem que ser do zero mesmo ou um braço "começado" pra baratear - sim, tem tudo isso pela internet da vida....

  O mesmo ocorre com inlays: muito difícil achar braços sem as famosas bolinhas - ou você quer algo bem específico - mas é possível.

 São caros?!
Sim, são bem caros, mas poupam tempo no serviço total e foram cortados por uma máquina que faz a mesma coisa o dia todo, sem erro, com precisão de centésimos de milímetro....

  No mais, comprando o braço pronto você elimina o custo com trastes, marcação, tensor, nut... está tudo lá... instalado e funcionando... vai de cada um...

  Bom, levem em consideração tudo isso... acho válido mencionar todas as opções porque cada uma teria um custo no final do processo... e no prazo.

  Com o corpo e braço definidos, hora do hardware...

  No exemplo, quero uma ponte de teleca tradicional, 6 saddles (carrinhos) e com furação string thru (pra passar as cordas pelo corpo).
 Tem tanta opção... mas tanta, que é de cair o queixo...

  Você tem pontes de R$ 50,00 e pontes de R$ 500,00... vai do seu gosto e bolso...
Óbvio que a mais cara vai durar muito mais... mas se você não se incomodar com isso, uma ponte Spirit/Wilkinson atende e você pode trocar depois.... ela vai durar tempo suficiente pra você juntar os R$ 500,00, por exemplo. No fundo, acho que nem vai querer trocar quando tiver a grana mas....

  A questão é: prefiro definir tudo isso antes de fazer qualquer furo no corpo.. e tem algumas pontes que não casam as furações e afins. O ideal seria colocar a peça lá e esquecer....rs

  Falando de controles dessa guita, é só um Knob de volume... tranquilo, não?
Naquelas... você tem uma infinidade de preços e marcas.... modelos e resistências..
A única coisa razoavelmente tranquila é a furação no corpo... definimos e eu mando ver... kkkk

Com relação aos controles, neste caso seria uma furação pelas costas do instrumento... então, precisa de uma tampa condizente com o furo. Algumas você acha pronta e outras, tenho que fazer do zero. Isso afeta prazo e custo.

Não vou entrar mais no detalhe mas tudo, tudo que uma guitarra precisa pra ser feita, passa por 3 opções:

1 - fazer do zero, e gastar com material - prazo longo / mais custo mão de obra -  além do material

2 - comprar pronto aqui no Brasil - prazo curto e caro / menor custo com mão de obra

3 - comprar pronto fora do Brasil - prazo longo e custo justo pra caro / menor custo com mão de obra

  As vezes eu demoro uma cacetada de tempo pra montar um orçamento.... ai está o motivo: eu caço todas as opções que eu tenho... sempre...

  Em algumas das minhas construções, usei as 3 opções: fiz o pedido das coisas fora do país e comecei a construir enquanto não chegava o que eu precisava - tento ter um estoque de "peças gabarito" pra poder usar.... ai só troco pela do cliente, novinha e cheirosa..rs

  Com relação ao pagamento, costumo parcelar da seguinte forma:

- 50% no pedido

- saldo divido pelo tempo que leva pra fazer o projeto

Ah, este prazo é inconstante porque depende de importação, receita, frete internacional, nosso correio... etc - viram, nada é tão simples como pensavam...rs

Teve guitarra que eu achei que ia levar 3 meses e levou 2...
Teve guitarra que eu achei que ia levar 6 meses e levou 1 ano...
Tem guitarra que eu não acabei ainda e está aqui fazendo aniversário e aprendendo a andar.. kkk

  De qualquer forma, a palavra do dia é transparência... sempre...

  Quando eu tiver maquininha de débito, crédito, pode até ser feito meio diferente... mas por enquanto, fazendo tudo na unha e dependendo de gringo pra muita coisa, os prazos flutuam - e muito!

  Costumo atualizar o cliente sempre que mexo no instrumento. Mando uma penca de fotos... e mando até vídeos se é algo interessante pra ver - lixar não é interessante...rs

  De qualquer forma, acho que é isso... por enquanto...
Tenho certeza que eu vou pensar em um monte de coisas depois e ai, posso colocar uma postagem com atualizações....

  Não estou desmotivando você de construir o instrumentos dos seus sonhos.. só estou colocando uma ótica realista do momento que vivemos: dólar na casa do caralho e correios não afim de trabalhar....

  Lembrem-se que tudo aqui, quando feito do zero, é feito a mão. Vai ser um instrumento único em todos os sentidos.....

Abraços e até a próxima!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário