sexta-feira, 17 de abril de 2015

Violão - Hofma - YC-20B-NL - Adriano Nani Camargo

Opa...

  Este belo violão apareceu aqui pra correção de um problema grave: braço quebrado!
Difícil ver hoje um violão de aço que não seja elétrico... achei um tesão...rs

  O Adriano me disse que ele caiu mas, quebrou de um jeito tão diferente do que eu estou acostumado a ver que imagino se não vou tensor usado em excesso... será?! É só um palpite...

  Bastante coisa foi feita nele além da colagem propriamente dita.
 Limpeza e polimento dos trastes, hidratação da escala, limpeza completa do corpo.

  Precisei colar o nut novamente porque ele deve ter voado com o tombo, mas foi bem tranquilo.
Aproveitei e dei um pingo de cola e lixei sob alguns trastes na região aguda - a corda mizinho estava prendendo sob os traste...

  Porque eles subiram?! Pode ser calor excessivo, pancada... vários fatores...
O fato é que recolocar não era uma opção, bem como o nivelamento neste momento.

  Como saiu uma lasca do headstock, provavelmente na hora do vôo do nut, passei óleo de tungue pra proteger a madeira, que ficou aparente. Inclusive, o óleo deixou o tom mais próximo ao natural do verniz.

  Aproveitei pra dar uma apertada nas tarrachas, que algumas estavam soltas e comi um "tico" de rastilho pra abaixar a ação das cordas e minimizar a força no tensor.

  Encordoado com jogo 0,09 nesta primeira fase pós-traumática.
É legal frisar que, após uma colagem, o instrumento pode não aguentar mais aquele seu amado jogo de 0,11 sem o uso de reforços de metal - que eu evito fazer porque a estética do instrumento vai pro brejo... se você, um dia, resolver vender, ele está mais próximo do original sem isso.

  Adriano, agradeço a confiança... espero que esteja feliz com ele!

Abraços.









Um comentário:

  1. Eu tenho um violão deste mas elétrico. Sabe me descrever a madeira de fabricação dele. Eu comprei o meu em 2004 e não o deixo por nada kkkk já fiz reformas nele.

    ResponderExcluir